sexta-feira, 28 de maio de 2010




Dois termos que todos usam erroneamente e acham que são sinônimos ou tem o mesmo significado. Quem acha sim, está completamente errado, estou postando para expressar o que penso e o que acho sobre estas duas palavras.
            Inteligência, esta é a capacidade que um ser humano tem de distinguir assuntos, uma capacidade mental, decorar, aprender, associar e absorver assuntos relacionados ao seu interesse que já existem ou que alguém já criou, nada mais nada menos do que esta nos livros dos mortos ou dos vivos. Pessoas providas dessa capacidade são computadores vivos, que tem a capacidade de armazenar grandes quantidades de informações mais nenhuma capacidade de resolver seus problemas ou até mesmo ajudar os dos outros, abstrair problemas e sair dos que estão para vir. Para aqueles que contam como vantagem, acho que a inteligência é um limitador mental que dar capacidade do homem de armazenar informações como já foi dito, mas que não permite que o mesmo não veja os prazeres da vida e o que esta nas entrelinhas dos textos. Sobrevive não quem é o mais inteligente ou o mais esperto e sim aquele que vive além do texto dos mortos, aquele que cria a vida e que enfeita a imaginação criando asas sobre seus conhecimentos, abrindo caminhos, destruindo barreiras e navegando sobre suas idéias. Resumidamente a Inteligência é capacidade que se tem de aceitar o que está ao redor.
            Sabedoria (em grego Σοφία, "sofía") é o que detém o "sábio" (em grego σοφός, "sofós"), tem um conceito totalmente diferente de inteligência. Sabedoria, o maior catalisador (ao pé da letra) humano que já existiu, um complexo de informações inexplicáveis que corre pela cabeça de quem é dotado deste dom, que faz com que ele descubra coisas incríveis. Significados que gere opinião própria, que saiba abstrair o meio, e resolver qualquer problema que apareça a sua frente. A capacidade de perceber seus erros e corrigi-los para ser uma pessoa maior também é uma das características que a sabedoria tem, mas a inteligência não. Sabedoria é a utilização do conhecimento na construção da felicidade. A inteligência e a sabedoria andam juntas em apenas um ponto, o tempo, pois as mesmas no resto são totalmente diferentes, além do mais a sabedoria ao contrario da inteligência não é limitada pelo tempo, quando se fala de sabedoria não importa quantos anos você tem, quanto tempo você viveu, nada disso tem algum significado, o que importa é o que você absorveu durante aquele tempo, sua construção. A inteligência é completamente limitada pelo tempo, o que você pode fazer para quebrar isso? Iras ler duas paginas de um livro de uma só vez? Três paginas? Pois ela estará apenas no que os outros escreveram e sua capacidade de absorver aquilo. A sabedoria está em todos os lugares, cabe o sábio usar para seu interesse próprio ou para o bem do próximo.
            As pessoas providas de inteligência serão sempre capazes de dizer o que estão nos livros, mais nunca serão capazes de dizer o que esta dentro de si, e se um dia tiver esta capacidade, podemos dizer que a sabedoria nasceu dentro de daquela pessoa. Viva a sabedoria, mude, pense e acredite, os nossos dons foram feitos para ajudar os outros. Lembre-se que a árvore não prova a doçura dos próprios frutos, o rio não bebe suas próprias ondas, e as nuvens não despejam água sobre si mesmas: a força dos bons deve ser usada para benefício de todos.
            Podemos vê exemplos antigos e exemplos recentes. Um antigo clássico é Albert Einstein, um dos maiores filósofos e cientistas que existiram na humanidade e se você pesquisar seu histórico verá que tinha as piores notas no ramo acadêmico e no colegial, o que isso significa? Um exemplo de hoje bem fresquinho é Craig Venter, outro grande cientista, que por sua vez quase não terminava o colegial e sua universidade com suas terríveis notas e hoje fez uma das maiores descobertas que a humanidade já teve, criação de “célula sintética”, o que isso significa? Significa que para aqueles que acham que tirar notas altas tem alguma importância e que irar lhe ajudar em seu futuro está enganado. Nota não avalia nem conhecimento nem inteligência, pois vemos e posso me cansar de dar exemplos que as maiores pessoas que já existiram na humanidade não tiveram esse destaque para ser quem elas são hoje, acorde.
           Um ponto muito importante não foi ditado. O que acontece se as duas estiverem juntas presentes dentro de uma só pessoa? Em minha opinião a resposta é sociopata, um ser que sabe filtrar completamente o que irá entrar em sua mente e o que irar fazer na hora de utilizar, podendo ser inofensivo e usar de forma consciente ou fazer terrores e loucuras, perdendo o controle do filtro que ali existia, pois a parti daí à medida que o conhecimento aumenta a felicidade diminui. Que andem juntas e faça a construção do meio ou então provoque a destruição, pois andar juntas é a dita crise existencial, como domar um fera, se conseguir poderás criar-la para seu beneficio e o dos outros.Todo idiota é tão inteligente que usa as idéias alheias por reconhecer que é burro o bastante para não ter suas próprias idéias. 
(Maxson Cosme)

0 comentários:

buscapé2

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

Copyright 2010 Democracia? É do demônio!.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.